domingo, 28 de setembro de 2008

PRODUÇÃO LIVRE

Hoje tivemos o encontro com Ney Wendell, " A diversidade de linguagens na produção do conhecimento. Wendell iniciou o encontro nos cumprimentando e orientando a aula apenas com mímicas, a primeira atividade foi escrever palavras soltas em relação ao que estávamos entendendo mediante aos seus movimentos.
Assistimos a um vídeo que nos mostrou o quanto é interessante a brincadeira com as palavras e a necessidade da criatividade a partir dos fatos.
Wendell nos lembrou que, para o nosso encontro ser bastante produtivo seria preciso nos colocarmos diante de três coisas: disponibilidade, ousadia e criatividade.
Tivemos a total liberdade e a criatividade para transformar as palavras em histórias e com elas usar diversas possibilidades de produções estéticas: desenhos em quadrinhos, construção de músicas, ato cênico, esculturas, vídeo /documentário, intervenção urbana etc.
Pude refletir que as palavras não são só palavras e sim desafios onde podemos transformá-las em histórias, músicas, poesias... deixando fluir o que sentimos e pensamos.
Vale destacar em especial o ato cênico, levamos para as ruas fatos que estão acontecendo em nossa sociedade e que estão nos deixando indignados, além de ter sido uma forma de protesto foi também uma maneira muito significativa de levar as pessoas a compreenderem a mensagem através das palavras.
Wendell nos transmitiu uma sensação de segurança e de auto-confiança, sua forma de se expressar e de orientar as atividades nos encorajava e acabávamos deixando de lado o medo de de errar.
Através das músicas viagei nas atividades, elas contribuiram muito para que a reflexão e o ato de pensar fosse estimulado.
Diante de tantas novidades vivenciadas nas oito horas deste sábado vi um novo olhar para as minhas aulas propondo situações que envolva mais as produções artísticas.


Macicleide da Silva Pires.

Nenhum comentário: