Depois de ler os textos sobre comunidades virtuais, ver e participar da interlocução com outros cursistas pude refletir que o meio virtual veio atender às necessidades e as curiosidades, explicitar as angústias, as vitórias, possibilitando que os participantes se sintam à vontade diante das suas postagens e reflexões.
Nele encontra-se imergido inúmeras pessoas afim de se conhecerem, trocarem idéias, desejos, fantasias e sentimentos no intuito de que esses valores e afetos sejam partilhados.
É importante também que nesse mundo virtual todos estejam abertos para as críticas e reflexões e que os laços de amizade, sinceridade, companheirismo, união e respeito sejam verdadeiros afim de que tragam benefícios para o nosso dia a dia.
Com os avanços da tecnologia cresce a cada vez mais a procura pelos computadores e a internet se encarrega de nos levar para outros ambientes e facilitar a vida das pessoas através das informações que circula em nosso meio.
Nele encontra-se imergido inúmeras pessoas afim de se conhecerem, trocarem idéias, desejos, fantasias e sentimentos no intuito de que esses valores e afetos sejam partilhados.
É importante também que nesse mundo virtual todos estejam abertos para as críticas e reflexões e que os laços de amizade, sinceridade, companheirismo, união e respeito sejam verdadeiros afim de que tragam benefícios para o nosso dia a dia.
Com os avanços da tecnologia cresce a cada vez mais a procura pelos computadores e a internet se encarrega de nos levar para outros ambientes e facilitar a vida das pessoas através das informações que circula em nosso meio.
Rheingold(2003:23) adverte: O simples fato de os usuários de internet visitarem determinados sítios ou responderem à mensagens não evidencia a constituição de uma comunidade.
É evidente, e como exemplo temos a participação no moodle, dos cursistas do curso de pedagogia da UFBA, percebemos que só o mero ato de assistir e não contribuir com o foco em discussão não significa fazer parte de uma comunidade. É preciso haver interesses compartilhados. Expor o seu modo de pensar e agir e estar aberto para aceitar críticas e contribuições que amplie os conhecimentos de cada um até chegar a uma referida conclusão.
Conforme Primo e Cassi (2003:134-140), a interatividade ocorre quando duas ou mais pessoas realizam simultaneamente um determinado trabalho com os mesmos objetivos, no qual cada um espera que o outro participante acabe sua participação para depois se expressar.
Primo e Cassi nos trás reflexões de que as idéias e informações vão se construindo através das trocas de conhecimentos, e enquanto houver interesses e participações novas respostas surgirão, podendo abrir novos focos de discussão e certamente novas aprendizagens serão organizadas em torno destas reflexões.
É evidente, e como exemplo temos a participação no moodle, dos cursistas do curso de pedagogia da UFBA, percebemos que só o mero ato de assistir e não contribuir com o foco em discussão não significa fazer parte de uma comunidade. É preciso haver interesses compartilhados. Expor o seu modo de pensar e agir e estar aberto para aceitar críticas e contribuições que amplie os conhecimentos de cada um até chegar a uma referida conclusão.
Conforme Primo e Cassi (2003:134-140), a interatividade ocorre quando duas ou mais pessoas realizam simultaneamente um determinado trabalho com os mesmos objetivos, no qual cada um espera que o outro participante acabe sua participação para depois se expressar.
Primo e Cassi nos trás reflexões de que as idéias e informações vão se construindo através das trocas de conhecimentos, e enquanto houver interesses e participações novas respostas surgirão, podendo abrir novos focos de discussão e certamente novas aprendizagens serão organizadas em torno destas reflexões.
REFERÊNCIAS:
FONSECA, Daisy Oliveira da Costa Lima; COUTO, Edvaldo Souza- Comunidades virtuais: herança cultural e tendência contemporânea.
8 comentários:
Acredito que as comunidades virtuais além de proporcionar laços afetivos, possibilitam uma construção de reflexões e idéias na aquisição de novos conhecimentos, contribuindo assim na interação das práticas pedagógicas e sociais.
Um abraço,
Ana Cristina
Faz se necessário o entrosamento e entendimento dos membros das comunidades virtuais, para que seja de fato uma comunidade que tenham interesses comuns.
Trazendo para a escola, deve existir este mesmo entrosamento entre equipe gestora, equipe de apoio e os docentes, para que todos tenham uma conduta que garantam a integração de todos. E principalmente ensino e aprendizagem de forma efetiva.
As comunidades virtuais é um lugar ágil flexível e colaborativo para uma boa aprendizagem do mundo atual,alem dessa interação com o grupo ele vem recheado de novidades onde estimula novas discussões concentrando na identidade do usuário e o relacionamento com os amigos.
concordo quando diz que comunidade é um espaço para discussões, mas será que todos nós estamos prontos pra recebermos sugestões?
à pessoas q se acham donas dos saberes.E as vezes pode haver desacertos.
xerooooooooo
Olá!
Eu ainda não estou preparada para manusear e participar abertamente desse mundo virtual. Onde se estabelece a era do tudo permissivo, mas com o contato direto com as comunidades; que somos membros, creio que superarei esta angústia.
Oi querida Macicliede!
Percebo que você traz teu entendimento sobre comunidades virtuais, tuas angustias, e desejos. Porém, não consegui ver suas leituras! Solicitamos que fosse realizada uma reflexão articulando pontos comuns dos textos sugeridos para leituras. Você anuncia que fez a leitura mas não articulou sua relexão com os autores!
Aprofunde mais tua reflexão! Traga os autores para dialogar contigo e com os demais com as devidas citações.
Precisa deixar claro o que estudou nesse ciclo sobre o tema comunidades virtuais..Ouse mais...Escreva mais... Deixe as idéias fluirem e mostre tuas leituras nessa dinâmica!
Vamos lá! Ainda tem muito a produzir! Sei que és capaz suficiente para colocar esse exercício de refletir e escrever em prática!
Bjinhos
Sule
Querida Marcia!!!Tudo bem?
Voltei para rever as produções de vocês nos blogs, e então, quando na tua reflexão sobre comunidades virtuais, não encontro o que sugerimos no nosso ultimo encontro!
Marcia! Perceba que você traz um bom entendimento sobre comunidade, mas continua sem trazer os autores para dialogar contigo, assim fica complicado evidenciarmos as suas leituras.
Entenda que na sua formação é fundamental a necessidade de começar a articular teus estudos com tuas reflexões, pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade estimular professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão". A única forma que temos como perceber as leituras e estudos de vocês é quando os trazem para reflexão..,
Vamos em frente!!!Pois estamos somente no primeiro ciclo e ainda temos muita água para rolar, muito para aprender e trocar...
bjinhos
Sule
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