quinta-feira, 20 de novembro de 2008

RELATÓRIO - OFICINA DA PALAVRA ESCRITA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DAS SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL.
PROFESSORA- PAULA MOREIRA
CURSISTA- MACICLEIDE DA SILVA PIRES
A FESTA DA PALAVRA ESCRITA

Palavras doces, suaves, molhadas, gostosas, envolventes. Foram estas palavras que abrilhantaram o encontro dos dias 03 e 04 de novembro sob a orientação da professora Paula Moreira.
Iniciamos o encontro organizando a programação da festa e dividindo as tarefas entre pequenos grupos, foi muito legal, cada grupo ficou com uma atividade diferente, não foi cansativa e o pouco tempo que tivemos para a organização foi suficiente para demonstrarmos a nossa gratificação para a homenageada da festa, a Dona Palavra.
Eu fiquei no grupo de homenagens poéticas, junto a Eletícia, Rosa e Jucélia. Na biblioteca folheei alguns livros de Cecília Meireles e Vinícius de Morais, fiz a adaptação da poesia “As borboletas”, mas o entusiasmo para a grande festa que iria acontecer no dia seguinte me trouxe inspiração para criar os meus próprios poemas. Fiquei assustada, jamais havia pensado na possibilidade de escrever poesias.
A Oficina da palavra escrita proporcionou-me uma grande oportunidade de ir mais além, de querer buscar, viajar na imaginação e deixar adentrar novas palavras em minha mente procurando enriquecer cada vez mais o meu pensar.
Na noite de terça-feira Paula Moreira deu início à celebração convidando os grupos a prestarem suas homenagens à Dona Palavra. Estavam presentes: A ornamentação, a lista de convidados e que bela lista, tinha Cecília Meireles, José Paulo Paes, Carlos Drumond de Andrade, Núbia Paiva, Pablo Neruda, Bonilla e tantos outros. Estavam os convites, a divulgação, as músicas, as bebidas, os doces e salgados, os cartões, o telegrama falado, o discurso, as poesias e as mensagens. E finalizando as homenagens Dona Palavra foi à frente e fez o seu belo discurso de agradecimento.
Encerrando a festa com enorme satisfação convidamos a homenageada para sair da sala e apreciar uma bela cantoria embaixo da árvore.
Aproximando-se a zero hora, nos despedimos da Dona Palavra com a certeza de que a Oficina da Palavra Escrita nos proporcionou momentos de conhecimentos, trocas e realizações de forma prazerosa e gratificante, com o propósito de nos fazer suprir as dificuldades encontradas, perder o grande medo que ainda temos em relação à escrita e ainda podermos alcançar resultados positivos nessa formação profissional e pessoal.

Macicleide da Silva Pires.

Nenhum comentário: