quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ANALISANDO O MEMORIAL- CHECK LIST

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA- SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
ATIVIDADE- GEAC
PROFESSORA- ROSELÍ SÁ
CURSISTA- MACICLEIDE DA SILVA PIRES

O MEMORIAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR


CHECK LIST
Depois de fazer a releitura da primeira escrita do meu memorial, da linha do tempo trazendo a minha história e a de Ricardo Noblat e também das crônicas de Nina Horta, pude perceber diversos pontos que precisam ser aprimorados; fragilidades, carências e necessidades de reformulação:

* Fazer uma relação do que estava acontecendo no mundo com o fato que estava marcando a minha história naquele momento: Contexto histórico- local e global.
* Mudar o estilo de escrita, pois minha linguagem está muito descritiva.
* Usar teorizações.
* Retirar a linearidade.
* Utilizar termos acadêmicos.
* Usar menos redundância (o verbo na primeira pessoa do singular).
* Rever as pontuações necessárias e desnecessárias.
* Rever a coerência e coesão do texto.
* Incluir as referências.
* Incluir no memorial os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de formação.
* Trazer as ressonâncias da prática pedagógica no decorrer do curso.
* Rever concordâncias verbais.
* Adequar título ao texto.
* Articular melhor a passagem que fala do primeiro contato com os livros fazendo a relação do pouco acesso antes e o grande acervo que encontro hoje.
* Além das críticas feitas ao meu professor de língua portuguesa trazer também suas contribuições no incentivo à leitura e o que isso contribuiu para a minha prática hoje, mesmo com o autoritarismo que ele exercia sobre os alunos na época.

Um comentário:

Roseli de Sá disse...

Macicleide, peço desculpas pela demora no retorno das apreciações. Tive alguns probleminhas em minha agenda, mas vamos retomar nossas atividades nesse segundo ciclo com muita garra. Bom trabalho.
A nota estará no sys antes do Seminário, mas seguem as observações:

Macicleide, agora que já identificou alguns pontos que necessitam de correção em seu texto, espero que faça as reformulações necessárias e o enriqueça bastante. Lembre-se de que o texto será um memorial de formação e, como tal, todos os acontecimentos enumerados e trabalhados devem ter um sentido em seu percurso formativo. Eles serão rememorados justamente para compor esse percurso; a seleção e a articulação são fundamentais nessa escrita.
Vamos em frente na construção de um belo texto, bem representativo de sua história de formação! Mãos à obra. Abrs. Roseli