FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA- SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
ATIVIDADE- GEAC
PROFESSORA- ROSELÍ SÁ
CURSISTA- MACICLEIDE DA SILVA PIRES
O MEMORIAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
CHECK LIST
Depois de fazer a releitura da primeira escrita do meu memorial, da linha do tempo trazendo a minha história e a de Ricardo Noblat e também das crônicas de Nina Horta, pude perceber diversos pontos que precisam ser aprimorados; fragilidades, carências e necessidades de reformulação:
* Fazer uma relação do que estava acontecendo no mundo com o fato que estava marcando a minha história naquele momento: Contexto histórico- local e global.
* Mudar o estilo de escrita, pois minha linguagem está muito descritiva.
* Usar teorizações.
* Retirar a linearidade.
* Utilizar termos acadêmicos.
* Usar menos redundância (o verbo na primeira pessoa do singular).
* Rever as pontuações necessárias e desnecessárias.
* Rever a coerência e coesão do texto.
* Incluir as referências.
* Incluir no memorial os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de formação.
* Trazer as ressonâncias da prática pedagógica no decorrer do curso.
* Rever concordâncias verbais.
* Adequar título ao texto.
* Articular melhor a passagem que fala do primeiro contato com os livros fazendo a relação do pouco acesso antes e o grande acervo que encontro hoje.
* Além das críticas feitas ao meu professor de língua portuguesa trazer também suas contribuições no incentivo à leitura e o que isso contribuiu para a minha prática hoje, mesmo com o autoritarismo que ele exercia sobre os alunos na época.
Depois de fazer a releitura da primeira escrita do meu memorial, da linha do tempo trazendo a minha história e a de Ricardo Noblat e também das crônicas de Nina Horta, pude perceber diversos pontos que precisam ser aprimorados; fragilidades, carências e necessidades de reformulação:
* Fazer uma relação do que estava acontecendo no mundo com o fato que estava marcando a minha história naquele momento: Contexto histórico- local e global.
* Mudar o estilo de escrita, pois minha linguagem está muito descritiva.
* Usar teorizações.
* Retirar a linearidade.
* Utilizar termos acadêmicos.
* Usar menos redundância (o verbo na primeira pessoa do singular).
* Rever as pontuações necessárias e desnecessárias.
* Rever a coerência e coesão do texto.
* Incluir as referências.
* Incluir no memorial os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de formação.
* Trazer as ressonâncias da prática pedagógica no decorrer do curso.
* Rever concordâncias verbais.
* Adequar título ao texto.
* Articular melhor a passagem que fala do primeiro contato com os livros fazendo a relação do pouco acesso antes e o grande acervo que encontro hoje.
* Além das críticas feitas ao meu professor de língua portuguesa trazer também suas contribuições no incentivo à leitura e o que isso contribuiu para a minha prática hoje, mesmo com o autoritarismo que ele exercia sobre os alunos na época.
Um comentário:
Macicleide, peço desculpas pela demora no retorno das apreciações. Tive alguns probleminhas em minha agenda, mas vamos retomar nossas atividades nesse segundo ciclo com muita garra. Bom trabalho.
A nota estará no sys antes do Seminário, mas seguem as observações:
Macicleide, agora que já identificou alguns pontos que necessitam de correção em seu texto, espero que faça as reformulações necessárias e o enriqueça bastante. Lembre-se de que o texto será um memorial de formação e, como tal, todos os acontecimentos enumerados e trabalhados devem ter um sentido em seu percurso formativo. Eles serão rememorados justamente para compor esse percurso; a seleção e a articulação são fundamentais nessa escrita.
Vamos em frente na construção de um belo texto, bem representativo de sua história de formação! Mãos à obra. Abrs. Roseli
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