segunda-feira, 29 de junho de 2009

Comentários do filme "Vidas Secas"

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO- FACED/PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA- SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL.
CICLO DOIS
ATIVIDADE- GECIN- Vidas Secas
ORIENTADORA
- Rosane Vieira



No filme Vidas Secas, Nelson Pereira, o diretor do filme, traz em seus personagens muito da alma nordestina nos traços de Fabiano e sua família.
O filme aborda a problemática da seca e da opreesão social no nordeste do Brasil.

Ao assistir a longa caminhada de Fabiano e sua família pelas estradas do sertão em busca de emprego e abrigo e depois ser explorado pelo patrão e humilhado pelos que se dizem dono do poder, fez-me voltar no tempo e relacionar cenas do filme com a realidade vivenciada por muitos moradores da comunidade da qual fiz parte até meus vinte anos de idade. Com um povo advindo da agricultura sem alternativas para revindicar um valor maior pelos serviços prestados a seus patrões. Presenciei momentos em que a necessidade da sobrevivência secava a fala dos trabalhadores e prevalecia a de quem tinha mais poder.

A cena do filme em que o menino mais velho depois de ser repreendido pela mãe conversa com Baleia tentando compreender o significado da palavra "inferno" foi muito marcante. Ao repetir muitas vezes as palavras ditas pela mãe, ele observa o lugar onde está e relaciona o inferno à sua própria tristeza. Fica claro nesta cena a ausência do diálogo entre os personagens. O problema central do filme é que os personagens não têm linguagem.

Assisti o filme com um olhar crítico voltado para a miséria, para os problemas sociais do povo brasileiro, pois, antes só conseguia ver o filme.

Rosane levantou muitos pontos abordados no filme que fez-me perceber a necessidade de ver imagens com um olhar voltado para a função social do artista. De analisar espaço, trilha sonora, de perceber a presença da narrativa do silêncio e ver que em muitos momentos quem conta o filme é a câmera.


E como diz Rosane "Entender e compreender imagem é importante na sociedade contemporânea" .

Parabéns Rosane, sua forma de conduzir as discussões foi gratificante para a compreensão do filme.

Valeu!

Nenhum comentário: