terça-feira, 13 de julho de 2010

Abertura do Projeto de Leitura na Escola.













No dia 15-05 assisti ao filme Tapete Vermelho com a professora Élica Paiva, e pude prestigiar a belíssima história do personagem “Quinzinho”, interpretado por Mateus Nachtergaele, o Jeca. Quinzinho é um caipira do mato, sem nenhuma escolaridade, que vai para a cidade e enfrenta diversas turbulências com um único objetivo: dar um presente ao filho no seu aniversário, algo que ele teve na infância e que traz como lembrança do passado, que é assistir ao filme de Mazaroppi, uma pessoa de grande importância para o cinema brasileiro.
O caipira na sociedade atual ainda é visto com rejeição, os traços físicos e o modo de falar levam-no a certo isolamento da sociedade, andar com um burro é inadequado na cidade grande e o caipira ainda é visto como gente sem escolaridade.
Pensando em resgatar a cultura sertaneja e o valor do caipira na sociedade atual, bem como a sua relação com a educação, nós, professores da Escola Sinésia Caldeira Bela, sob a direção da professora Simone Nunes, elaboramos no dia 20 de maio de 2010 uma dramatização para abrilhantar a abertura do projeto de Leitura na escola.
Iniciamos a dramatização com a música: A tristeza do Jeca, na composição de Angelino de Oliveira, 1917 e cantada na voz de Zezé de Camargo e Luciano. As professoras Edivania, Marizete, Delian e eu estávamos caracterizadas de caipira, com exceção de Cristina Aleluia, que viveu na capital e trazia para os parentes diferentes tipos de livros, incentivando-os a lerem cada vez mais, principalmente o sobrinho Toinho, que não gostava de ler, só pensava em jogar bola, conforme podemos ver nas fotos acima.
O ato de ler necessita de estímulos, e assim, acredito que um projeto de leitura traz grandes benefícios para o desempenho dos alunos, não somente na leitura do texto escrito, como também na leitura de mundo.

Na sequência das fotos temos as professoras: Foto 1-Macicleide, 2-Edivânia e Marizete, 3-Cristina Aleluia e 4-Maria Delian.

Nenhum comentário: