terça-feira, 13 de julho de 2010

O livro "A Casa dos Espíritos"

Ler é resposta a um objetivo, a uma necessidade pessoal. A leitura é fundamental para a estruturação do pensamento autônomo de alunos e professores. Através da leitura prazerosa, senti os gostos, os risos, as emoções e também as dores ao viajar na história do livro “A casa dos Espíritos”.
Muitas cenas vividas pelos personagens me fizeram rir por achar engraçadas as atuações dos autores e por sentir-me presente no local; outras me deixaram chocadas diante de tantas tragédias e horrores que me levaram a voltar para a realidade e relacionar os fatos relatados pela autora ao nos depararmos hoje com o convívio social e as notícias de Brasil e mundo: a ambição do personagem Esteban Trueba, um homem pobre que enfrenta as misérias das minas à procura de diamante, para ficar rico e se casar com Clara Del Vale, e que mais tarde sofre com a riqueza ao se ver dono do poder, do dinheiro e de todos, causando sofrimento a muitos que o cercam.
A brutalidade inútil do estupro está presente nos atos de Esteban, daí gera um filho bastardo chamado Esteban Garcia, que mais tarde também tem um filho e recebe o mesmo nome do pai, este adquire toda a ira e raiva do avô, trazendo inúmeras tragédias para as duas famílias.
O terremoto ocorrido em Las Três Marias, cidade reconstruída por Esteban, trouxe-me as imagens das tragédias ocorridas no Haiti, em janeiro de 2010, onde houve aproximadamente 120 mil mortos e entre estes, muitos brasileiros, inclusive a médica Zilda Arns Neumann, coordenadora internacional da Pastoral da Criança, médica pediatra e sanitarista, a qual tinha 73 anos.
Em Las Três Marias, o terremoto atirou ao chão tudo o que estava em pé, e, ao nascer do sol, contavam-se os mortos e desenterravam-se os sepultados que ainda gemiam embaixo dos escombros.
A estupefata ganância de Esteban pelo dinheiro, pela fama, pelo poder e pela luta a favor da desigualdade social lhe tornou um homem mau e, com o passar do tempo, se apoderava do sofrimento cada vez mais.
A terrível história deste personagem e de toda a sua família que Isabel Allende escreve no ano de 1984 não está distante de tantas realidades que presenciamos nos tempos modernos e que, dia após dia, nos amedronta diante de tanta violência que nos faz ter receio de conversar ou confiar no próprio ser humano, o qual muitas vezes desconhecemos, ou nem mesmo sabemos quem realmente é de verdade.
VALE A PENA LER O LIVRO.

Nenhum comentário: