sábado, 27 de novembro de 2010

Reflexão sobre o projeto de FOTOGRAFIA

projeto: Minha rua, meu bairro, minha gente

Nossos alunos da escola Sinésia Caldeira Bela gostaram e também se envolveram no projeto de fotografia (Minha rua, meu bairro, minha gente).
Foi um trabalho diferente porque os alunos puderam sair da sala de aula e utilizar aparelhos tecnológicos como um meio de aprendizagem e desenvolvimento de uma atividade da escola, tarefas que antes não faziam parte do nosso cotidiano na escola.
Os alunos demonstraram muito empenho pelas pesquisas, eles fizeram uma viagem pelo bairro Baixão de Sinésia fotografando as ruas, as paisagens, as pessoas, enfim, fotografaram o espaço onde eles vivem usando apenas o celular, já que também não disponibilizávamos de máquinas fotográficas suficientes para a realização do trabalho.
Alguns alunos do 5º ano que possuem computadores organizaram por conta própria slids com as fotos tiradas por eles e copiaram em um CD. As outras fotos foram imprimidas na escola. Com elas promovemos uma exposição fotográfica onde os demais alunos da escola puderam prestigiar o próprio trabalho e a imagem exposta do ambiente onde eles moram.
Percebi através do empenho dos alunos a grande força de vontade, do querer aprender e mostrar que eles são capazes. O prazer de ver exposto no mural da escola o resultado do próprio trabalho foi muito gratificante para eles, como também para nós professores.
No projeto, ficou gravado a lição de que a criatividade e a força de vontade são suficientes para realizarmos algo desejado, mesmo sem a disponibilização dos materiais tecnológicos que não estão ao nosso alcance.

Um comentário:

Maristela Midlej disse...

Oi Maricleide,

Sugiro para uma próxima aplicação do projeto a elaboração de uma narrativa digital, ultizando um Fotolog, onde os alunos podem criar histórias com as fotos e legendas.

Vá em frente, e sempre que possivel, aproveite as potencialidades das tecnologias digitais nas atividades pedagógicas.
abs,
Maristela