domingo, 7 de novembro de 2010

A tecnologia nas escolas

Síntese dos textos: "Os espaços/tempos - do cotidiano escolar e os usos das tecnologias" e "Cabeças digitais": Um motivo para revisões na prática docente.

Muitas vezes em sala de aula o professor reclama da falta de instrumentos tecnológicos nas escolas. Ao chegar esses instrumentos, o professor se apossa de outras reclamações, a de “não saber fazer uso deles”.
Recai sobre o docente o medo de errar e, a partir desse medo as aulas vão se tornando cada vez mais monótonas, seguindo apenas com o que ele já domina, o giz, o lápis e o caderno. Falta ainda uma capacitação que o leve a uma mudança nas metodologias de ensino. Pois, não adianta ter inúmeros instrumentos tecnológicos nas escolas, se o professor não tem o domínio para usá-los e orientar seus alunos no manuseio das máquinas.
Diante da nova era tecnológica, os alunos vão se familiarizando cada vez mais com as máquinas e a prática cotidiana vai lhe dando o domínio para manuseá-las. É através da prática, dos erros e dos acertos que alunos e professores vão vencendo o medo e adquirindo cada vez mais o acesso ao mundo tecnológico.
Com o acesso a era digital os alunos ficam cada vez mais informados, por isso é necessário que o professor também esteja atualizado em relação à tecnologia para acompanhar o ritmo dos alunos, já que eles muitas vezes aprendem com mais facilidade a lidar com as novas tecnologias. Uma facilidade que em muitos momentos surpreende até mesmo o professor. E, o importante para o enraizamento desta aprendizagem é o manuseio.
A sociedade de hoje está cada vez mais interessada nos avanços da tecnologia. Cabe ao professor adquirir experiência no mundo tecnológico para poder inserir o jovem cidadão na era digital.

Um comentário:

Maristela Midlej disse...

Isso Maricleide,

O professor precisa se colocar na posição de aprendiz nesse momento.

Faltaram as referências dos textos.

abs,
Maristela