domingo, 12 de outubro de 2008

DIÁRIO DE CICLO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-FACED/PROJETO IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA- SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
CICLO UM-2008.2
ORIENTADORA: Solange Ribeiro da Silva Maciel
CURSISTA:Macicleide SilvaPires

DIÁRIO DE CICLO UM

No dia 22/08/2008 tive minha primeira aula na turma de Solange, com a atividade 2106 “Fundamentos Filosóficos na Educação”, através da obra “O mundo de Sofia”.
Cheguei ao auditório da UFBA às 13h pois me equivoquei no horário e o encontro se iniciaria às 14h. No decorrer dos 60 minutos que faltavam para a aula começar, eu dialogava com os colegas sobre a minha insatisfação em estar nesta atividade. Tinha escolhido, junto às minhas colegas de trabalho, o outro livro, “A menina que roubava livros”, e no momento da inscrição não consegui, pois não tinha mais vagas. Exceto eu, todas as minhas colegas conseguiram. Senti-me uma ovelha desgarrada, mas não tendo opções, o jeito era mesmo ficar com a obra O mundo de Sofia.
Na primeira aula a professora Solange iniciou o encontro com uma dinâmica. Cada cursista tirou uma pergunta de dentro do envelope. Ela pediu que cada um lesse e fizesse um comentário da pergunta que lhe foi destinada. Fiquei assustada, pois tinha pegado um papel em branco, de imediato corri ao encontro da professora no intuito de que ela sem perceber teria -o colocado junto às outras perguntas. Sem nenhum espanto Solange pediu que eu ficasse com ele. Meu coração acelerava sempre que eu olhava para aquele papel, pois não tinha respostas, apenas via um vazio em minhas mãos enquanto todas as outras filosofavam em seus questionamentos.
Durante as apresentações e indagações dos colegas eu buscava respostas para aquele papel , e muito atenciosa ouvia todos os colegas. Foram questionamentos voltados para o pensar, quem sou eu e de onde vem o mundo.
Fui a última a falar, e no meu relato preenchi o vazio dizendo que, somos um ser pensante e que não estávamos ali de mentes vazias, só esperando que a orientadora nos transmitisse os seus saberes, mas que trazemos conhecimentos que serão ampliados ao longo do curso e que tudo que os educadores estavam comentando naquele momento preenchia o papel vazio que estava em minhas mãos.
Em outro momento Solange apresentou a biografia de Jostein Gaarden, o autor do livro “O mundo de Sofia”, e falou um pouco de como vamos trabalhar neste semestre. Às 16h saí do auditório encantada e já ansiosa para o próximo encontro.
Apaixonei-me pela idéia de estar trabalhando com a filosofia devido às grandes dificuldades que tenho, e acredito que muitos professores também têm de escolher ou de saber trabalhar a filosofia em sala de aula.
Depois desta aula refleti bastante sobre o fato de eu não ter conseguido me inscrever na outra obra literária. Certamente este estudo de Filosofia estava destinado para mim e acredito que, com os conhecimentos que vou adquirir aqui, poderei mudar a cara das minhas aulas de Filosofia, e certamente me ajudarão a melhor compreender o sentido do mundo e de mim mesma.





IRECÊ, 12 de Setembro de 2008

Um comentário:

Marisete disse...

Com certeza Macicleide, nada nos vem sem for já pré destinado,e acredito sim que deve estar adorando trabalhar com a filosofia por que sem dúvida passará a vê-lá com um novo olhar!É claro que também mudará suas aulas dessa matéria e quem sabe também não poderá ajudar as colegas hein?