sábado, 25 de outubro de 2008

PROJETO DE FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACED- FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA ORIENTADORA - SOLANGE MACIEL
GRUPO DE ESTUDOS LITERÁRIOS - GELIT- O MUNDO DE SOFIA
CURSISTAS- JÚLIA ALVES E MACICLEIDE SILVA PIRES

PROJETO DE FILOSOFIA -"APRENDENDO A PENSAR E A REFLETIR SOBRE O PENSAR"






OBJETIVO GERAL

Problematizar através das questões filosóficas que os alunos aprendam a pensar, tendo uma atitude constante de investigação, valorizando através das aulas reflexivas os momentos de transformações na visão do mundo e de si mesma, utilizando os recursos (ferramentas) da internet aprendendo e construindo o próprio saber.

JUSTIFICATIVA
O pensar é uma das questões originárias da filosofia dos pré-socráticos a Platão e Aristóteles, aos nossos dias; essa interrogação sobre a natureza do pensamento acompanha todas as indagações filosóficas.
Pretendemos através deste projeto que as questões filosóficas atuem como um ponto de partida para a discussão indagando: O que é pensar, falar e agir? Questionando: Por quê? O quê? Para quê? E os alunos atendam as demandas dos novos ambientes on-line de forma colaborativa possibilitando através da troca de idéias, interação com o mundo virtual.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Compreender a natureza específica da reflexão filosófica.
*Reconhecer que segundo a linha de pensamento de Platão e Aristóteles as crianças se encantam, admiram o mundo e a maioria dos adultos não.
*Reconhecer que pensamentos parecem ser cópias de coisas que realmente existem no mundo, enquanto outras podem surgir de dentro de nossas cabeças.
*Buscar reflexões a cada dia ao invés de ter uma velha opinião formada.
*Ler textos que abordem temas filosóficos arquivando-as para possíveis pesquisas.
*Tirar conclusões sobre a história do livro “O Mundo de Sofia,” pensando de forma filosófica.
*Conhecer a história geográfica da Noruega identificando algumas características da cidade de Oslo.
*Construir cartões-postais com paisagens da Noruega.
*Analisar algumas emoções: amor, alegria, raiva, desejo, ódio...
*Confeccionar mural com os temas discutidos com títulos e subtítulos.
*Utilizar a internet como meio de produção colaborativa.
*Disponibilizar as produções do grupo em rede para socialização e apreciação.
*Socializar as produções dos alunos através do blog coletivo da escola.
*Participar de debates, despertando uma consciência de coletividade e o espírito de solidariedade.

ETAPAS PREVISTAS
*Avaliação das atividades propostas, entre professores, alunos e orientadores.
*Apresentação do projeto para os pais
*Comunidade investigativa: O que é pensar, quem é você, o que é um amigo?
*Organização com os alunos sobre os temas para discussão.

SITUACÕES COMUNICATIVAS
Professora- Organizadora e orientadora dos temas em discussão.
Alunos- Se mobilizando para formar um seminário e elaboração do produto final do projeto.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: folha de ofício, DVD, máquina fotográfica, câmara digital.

PROBLEMATIZAÇÃO
1-Porque pensamos, o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos?
2-O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos? Isto é, qual o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos?
3-Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos? Isto é, qual a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos?

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
*Plano de discussão.
*Levantamento dos conhecimentos prévios.
*Comunidade investigativa.
*Apresentação da história de Sofia.
*Discussão sobre as emoções: amor, alegria, raiva...
*Dinâmica do sorriso, do espelho e das bolhas de sabão.
*Leitura de imagens.
*Síntese de forma coletiva.
*Leitura do resumo do livro “O Mundo de Sofia”
*Confecção de cartão-postal com paisagens da Noruega.
*Elaboração do mural com os temas em discussão.
*Júri simulado.
*Assembléia sobre as regras de convivência.
OBSERVAÇÃO- As atividades serão desenvolvidas em duplas, em grupos, forma coletiva e individual.

AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, servindo para dosar o nível de aprendizagem.
Auto-avaliação- Constantes ou em períodos específicos.
Observação do desempenho, para analisar os aspectos positivos e negativos nas ações, para aperfeiçoá-las se for necessário:
1-Como está a turma na aprendizagem (falhas-motivo)
2- Participação e comportamento.
3- Responsabilidade e interesse.
PROVA
Pré-Conselho: Discussão sobre o objeto que na realidade deve ser de todos e todas e não só da professora.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIPMAN, MATHEW- Filosofia para o pensar
TELES, Maria Luiza Silveira- Filosofia para jovens.

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