TRILHANDO CAMINHOS
sábado, 31 de outubro de 2009
Criações artísticas- Arte abstrata
TRILHANDO CAMINHOS
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
A tecnologia nas escolas

Hoje, vi chegar na escola em que trabalho, uma parte do material para a sala de tecnologia. Fiquei muito feliz, pois, passamos o Ciclo Três falando sobre inclusão digital e muitas vezes no meio a tantas esperanças de que chegassem computadores na escola para o acesso dos alunos, sempre havia uma dúvida de que eles poderiam um dia dispor de um espaço onde pudessem ter acesso ao computador e aos meios digitais; e que também contribuísse bastante para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem.
No entanto, ainda há a grande preocupação do livre acesso. Certamente o manuseio das máquinas virá acompanhado de muitas imposições ao que pode e ao que não pode; e assim fica mais uma vez a preocupação de que, haverá uma inclusão digital ou os computadores serão utilizados apenas como tecnologias e não como forma de cultura e comunicação?
No entanto, mesmo pensando desta forma neste momento, não vou perder as esperanças de poder voltar a esta página e acrescentar ou corrigir no meu texto, que finalmente nossos alunos estão incluídos digitalmente.
sábado, 3 de outubro de 2009
CIDADE DIGITAL

Segundo André Lemos, cidade digital é a criação de infra-estrutura, serviços e acesso público em uma determinada área urbana para o uso das novas tecnologias e redes temáticas.
A era tecnologica cresceu bastante, e hoje já podemos ver através da internet o projeto cidade digital implantada em várias cidades brasileiras. Uma delas é Feira de Santana, pouco distante da cidade de Irecê. O município contará com uma extrutura tecnológica que vai permitir o acesso a diversos serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC).
Vendo essa realização bem próxima da nossa cidade, entre outras cidades também beneficiadas pelo projeto, passo a acreditar cada vez mais que Irecê brevemente será uma cidade digital. O ponto de Cultura e o Tabuleiro digital já é uma prova para não deixarmos de acreditar neste avanço tecnologico para a cidade de Irecê.
REFERÊNCIA:
LEMOS, A. L. M. . O que é Cidade Digital. Guia das Cidades Digitais, Rio de Janeiro, 10 fev. 2008.
LEITURA DE PARLENDA – Reflexão da aula
Participar da atividade de alfabetização com a professora Giovana Zen e aplicar uma atividade em sala de aula foi muito importante para que eu pudesse refletir o árduo papel que o alfabetizador enfrenta no dia a dia, atuando sozinho numa sala de 25 ou mais alunos. É um profissional que precisa estar preparado para intervir de diversas formas, em diversos momentos contribuindo com o processo de aprendizagem dos alunos; pois, sabemos que não basta apenas apresentar o conteúdo para que o aluno aprenda, é preciso criar situações para que este aluno estabeleça relações com as situações apresentadas, sendo o professor o facilitador do processo de ensino e aprendizagem.
Para Piaget, o conhecimento deve ser visto como uma construção em constante processo. Isso pressupõe entender que a criança é capaz de criar, recriar e experimentar de forma autônoma, impulsionando seu próprio desenvolvimento.
ALFABETIZAÇÃO- Planejamento de aula

Ciclo Três
Orientadora- Giovana Zen
Cursistas- Macicleide, Daniela, Aleluia Cristina, Marisete e Claudjane
PLANEJAMENTO DE AULA
Sala da professora Marisete Macêdo
3º ano - Alunos com aspectos qualitativos
LEITURA DAS PARLENDAS:
1- Boi da cara preta
2-Boi da cara suja
3-Boi da cara rosa
4-Boi da cara amarela
DURAÇÃO APROXIMADA: 30 MINUTOS
DESAFIOS COLOCADOS AOS ALUNOS:
Propôr leitura de parlendas para que os alunos estabeleçam correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.
ALUNOS ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE:
Felipe Francisco, Rangel e Mateus.
DESENVOLVIMENTO:
* A professora apresenta aos alunos as quatro versões da parlenda "Boi da cara preta"relembrando-as sem assinalar o texto.
*Distribui as versões escritas para o grupo.
*A terceira parlenda é a que as crianças devem encontrar - Boi da cara rosa.
POSSÍVEIS INTERVENÇÔES:
* Encontrem a parlenda Boi da cara rosa.
*Por que você acha que é esta?
*Você diz que aqui diz boi, boi, boi da cara rosa em boi, boi da cara suja. Bom, leia devagar verso por verso.
*É a palavra certa?
*Por que não?
*Vou ajudá-los. Aqui diz boi, boi, boi da cara suja e aqui boi da cara rosa.
*Vamos ler lentamente enfatizando o segundo verso.
*Por que vocês acham que aí está escrito rosa? (Eles podem se confrontar com a escrita de roda/rosa, raposa, cheirosa. Cheiro de rosa, cheira a rosa; explicando que o ch tem som de x).
*Leiam a parlenda novamente observando e indicando a escrita de cada palavra.
* Tem certeza que é essa mesmo a parlenda certa?
*Qual é a palavra da parlenda que rima com rosa?
*Onde ela está escrita?
* Por que você acha que essa palavra é cheirosa?
*Todos concordam?