ALFABETIZAÇÂO
Sou professora de 5º ano (4ª série) há 12 anos, sem nenhuma experiência de sala de aula com alunos não alfabetizados.
Participar da atividade de alfabetização com a professora Giovana Zen e aplicar uma atividade em sala de aula foi muito importante para que eu pudesse refletir o árduo papel que o alfabetizador enfrenta no dia a dia, atuando sozinho numa sala de 25 ou mais alunos. É um profissional que precisa estar preparado para intervir de diversas formas, em diversos momentos contribuindo com o processo de aprendizagem dos alunos; pois, sabemos que não basta apenas apresentar o conteúdo para que o aluno aprenda, é preciso criar situações para que este aluno estabeleça relações com as situações apresentadas, sendo o professor o facilitador do processo de ensino e aprendizagem.
Para Piaget, o conhecimento deve ser visto como uma construção em constante processo. Isso pressupõe entender que a criança é capaz de criar, recriar e experimentar de forma autônoma, impulsionando seu próprio desenvolvimento.
Participar da atividade de alfabetização com a professora Giovana Zen e aplicar uma atividade em sala de aula foi muito importante para que eu pudesse refletir o árduo papel que o alfabetizador enfrenta no dia a dia, atuando sozinho numa sala de 25 ou mais alunos. É um profissional que precisa estar preparado para intervir de diversas formas, em diversos momentos contribuindo com o processo de aprendizagem dos alunos; pois, sabemos que não basta apenas apresentar o conteúdo para que o aluno aprenda, é preciso criar situações para que este aluno estabeleça relações com as situações apresentadas, sendo o professor o facilitador do processo de ensino e aprendizagem.
Para Piaget, o conhecimento deve ser visto como uma construção em constante processo. Isso pressupõe entender que a criança é capaz de criar, recriar e experimentar de forma autônoma, impulsionando seu próprio desenvolvimento.
E foi exatamente isso que presenciei na atividade Leitura de Parlendas com alunos de 3º ano ainda com aspectos qualitativos. As professoras Marisete e Daniela que mediaram a atividade no dia 18-09-2009 criaram ótimas intervenções que levaram os alunos a confrontarem as 4 versões da parlenda “Boi da Cara Preta” devido aos questionamentos feitos e o incentivo aos alunos na busca do saber. Os alunos conseguiram com muito esforço encontrar a parlenda proposta pela professora (Boi da cara rosa). Vi nesta atividade a grande importância da paciência; o professor precisa saber esperar, para que os alunos mostrem o que sabem e o que são capazes de fazer diante do desafio proposto pelo professor em sala de aula; e, não ter que simplesmente ele mesmo dar uma resposta pronta impedindo que as crianças pensem e construam seu próprio conhecimento.
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