sábado, 31 de outubro de 2009

Criações artísticas- Arte abstrata



TRILHANDO CAMINHOS

A atividade Criações Artística com a artista plástica Giovana Dantas despertou em mim um novo olhar para a arte. Hoje percebo que, o importante na arte é deixar o aluno à vontade com seus recortes e rabiscos, não é certo que o professor faça por ele. É importante trabalhar com os alunos o processo da criação e não o trabalho em si; arte é criação própria e quem tem que gostar dela e achar bonito são os autores, pois, a arte vem de uma inspiração própria.
Quando Giovana nos mostrou a exposição que fez com rabos de peixe e roupas de toucinho, pus a questionar-me, o que de interessante havia ali para as pessoas gostarem e apreciarem tudo aquilo. No entanto, só pude compreender o grande valor desta criação, quando nesta atividade estive em contato com a própria criação de arte.
Ao trabalhar com a arte abstrata compreendi o que um simples risco com tinta ou com lápis de cera como foi feito o trabalho do meu grupo, pode representar para quem o faz. A técnica escolhida pelo nosso grupo (Gicélia, Jucelia e eu), foi a de utilizar o movimento musical, gestual e sentimental para realizar uma pintura. Iniciamos a nossa arte livre com inspiração na música de Almir Sater (Tocando em Frente). Começamos a ouvir a música e os movimentos foram aparecendo, as formas, as linhas, as cores e manchas.
Giovana despertou em mim um desejo muito grande de persistência, de querer acreditar que somos capazes de realizar algo com auto estima e, além disso, valorizar nossa própria criação, por mais defeitos que outras pessoas vejam nela. Foi um trabalho muito interessante e que precisa ser adotado pelo professor na sala de aula, pois a arte hoje, nem sempre é trabalhada de forma gratificante e prazerosa.

Nenhum comentário: