UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
Ciclo Três
Orientadora- Giovana Zen
Cursistas- Macicleide, Daniela, Aleluia Cristina, Marisete e Claudjane
PLANEJAMENTO DE AULA
Ciclo Três
Orientadora- Giovana Zen
Cursistas- Macicleide, Daniela, Aleluia Cristina, Marisete e Claudjane
PLANEJAMENTO DE AULA
Escola Sinésia Caldeira Bela
Sala da professora Marisete Macêdo
3º ano - Alunos com aspectos qualitativos
Sala da professora Marisete Macêdo
3º ano - Alunos com aspectos qualitativos
LEITURA DAS PARLENDAS:
1- Boi da cara preta
2-Boi da cara suja
3-Boi da cara rosa
4-Boi da cara amarela
TIPO DE ATIVIDADE: Leitura
DURAÇÃO APROXIMADA: 30 MINUTOS
DESAFIOS COLOCADOS AOS ALUNOS:
Propôr leitura de parlendas para que os alunos estabeleçam correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.
ALUNOS ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE:
Felipe Francisco, Rangel e Mateus.
DESENVOLVIMENTO:
* A professora apresenta aos alunos as quatro versões da parlenda "Boi da cara preta"relembrando-as sem assinalar o texto.
*Distribui as versões escritas para o grupo.
*A terceira parlenda é a que as crianças devem encontrar - Boi da cara rosa.
POSSÍVEIS INTERVENÇÔES:
* Encontrem a parlenda Boi da cara rosa.
*Por que você acha que é esta?
*Você diz que aqui diz boi, boi, boi da cara rosa em boi, boi da cara suja. Bom, leia devagar verso por verso.
*É a palavra certa?
*Por que não?
*Vou ajudá-los. Aqui diz boi, boi, boi da cara suja e aqui boi da cara rosa.
*Vamos ler lentamente enfatizando o segundo verso.
*Por que vocês acham que aí está escrito rosa? (Eles podem se confrontar com a escrita de roda/rosa, raposa, cheirosa. Cheiro de rosa, cheira a rosa; explicando que o ch tem som de x).
*Leiam a parlenda novamente observando e indicando a escrita de cada palavra.
* Tem certeza que é essa mesmo a parlenda certa?
*Qual é a palavra da parlenda que rima com rosa?
*Onde ela está escrita?
* Por que você acha que essa palavra é cheirosa?
*Todos concordam?
DURAÇÃO APROXIMADA: 30 MINUTOS
DESAFIOS COLOCADOS AOS ALUNOS:
Propôr leitura de parlendas para que os alunos estabeleçam correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.
ALUNOS ENVOLVIDOS NA ATIVIDADE:
Felipe Francisco, Rangel e Mateus.
DESENVOLVIMENTO:
* A professora apresenta aos alunos as quatro versões da parlenda "Boi da cara preta"relembrando-as sem assinalar o texto.
*Distribui as versões escritas para o grupo.
*A terceira parlenda é a que as crianças devem encontrar - Boi da cara rosa.
POSSÍVEIS INTERVENÇÔES:
* Encontrem a parlenda Boi da cara rosa.
*Por que você acha que é esta?
*Você diz que aqui diz boi, boi, boi da cara rosa em boi, boi da cara suja. Bom, leia devagar verso por verso.
*É a palavra certa?
*Por que não?
*Vou ajudá-los. Aqui diz boi, boi, boi da cara suja e aqui boi da cara rosa.
*Vamos ler lentamente enfatizando o segundo verso.
*Por que vocês acham que aí está escrito rosa? (Eles podem se confrontar com a escrita de roda/rosa, raposa, cheirosa. Cheiro de rosa, cheira a rosa; explicando que o ch tem som de x).
*Leiam a parlenda novamente observando e indicando a escrita de cada palavra.
* Tem certeza que é essa mesmo a parlenda certa?
*Qual é a palavra da parlenda que rima com rosa?
*Onde ela está escrita?
* Por que você acha que essa palavra é cheirosa?
*Todos concordam?
Nenhum comentário:
Postar um comentário