sexta-feira, 6 de novembro de 2009

GÊNEROS TEXTUAIS



UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
Atividade - Oficina da Palavra Escrita
Orientadora - Professora Regina Gramacho
Cursistas - Macicleide da Silva Pires e Edvânia josé da Silva


Gêneros Textuais

Os gêneros textuais são modelos comunicativos que nos possibilitam gerar expectativas e previsões para compreender um texto e, assim, interagir com o outro.
Os gêneros surgem de acordo com sua função na sociedade; seus conteúdos, seu estilo e sua forma estão sujeitos a essa função. Isso quer dizer que, conhecer um gênero não é apenas conhecer as suas características formais, mas antes de tudo, entender a sua função e saber, desse modo, interagir adequadamente.
Explorar apenas as características de cada gênero não faz com que ninguém aprenda a efetivamente escrever. É necessário discutir porque e para quem escrever a mensagem. O que importa é fazer os alunos transitarem entre as diferentes estruturas e funções dos textos como leitores e escritores.
Ao realizar atividades com alunos do 5º ano envolvendo diferentes gêneros textuais, percebemos o grande interesse que as crianças têm em ler histórias em quadrinhos, pois eles nos são atraentes e é raro a criança ou o adolescente que não consome grande parte do seu dia lendo um bom gibi.
Neste contato com a leitura e o desenvolvimento de atividades com as tirinhas, percebemos também a grande dificuldade que os alunos ainda encontram em compreender e organizar a estrutura deste gênero textual.
Diante desta questão pensamos em desenvolver uma sequência didática a serem trabalhadas em sala de aula, para que os alunos possam adquirir melhores informações e produzir com mais clareza as formas que caracterizam este gênero.

ESTRATÉGIAS QUE PODEM PROMOVER APRENDIZAGENS COM ESTE GÊNERO TEXTUAL:
1-Promover o contato dos alunos com os gibis da turma da Mônica, ou outro personagem, fazendo uma sessão de leitura em um ambiente diferente do cotidiano da sala.
2-Formar um círculo no meio da sala construindo um cenário para que espontaneamente, cada aluno aponte o que mais lhe chamou a atenção na história.
3-Discutir quais os personagens apresentados nas histórias lidas e suas características.
4-Escolha coletiva de um personagem principal das histórias lidas que fará parte do trabalho a ser desenvolvido em sala. (Mônica, Cebolinha, Cascão...)
5-Aula expositiva apresentando diferentes tipos de balões explicando a sua função dentro de uma história em quadrinhos.
6-Conversa informal sobre a ausência do narrador na história que será produzida. (Muitos alunos ainda não compreendem porque o narrador na maioria das vezes não aparece nas histórias em quadrinhos).
7-Produção individual de uma história em quadrinhos usando a imaginação, identificando o nome típico dos personagens, as características do tempo e espaço indeterminados, momentos de apresentação dos personagens e suas dificuldades na situação inicial, a presença de uma complicação que atua sobre a situação inicial, a resolução do problema e o final da história.
8-Socializar a escrita do texto onde alunos e professor trocam idéias sobre os grandes acontecimentos da história produzida.
9-Análise do texto verificando se há na história a complicação e a resolução do problema.
10-Reescrever o texto. A professora sugere aos alunos que sejam escolhidos cinco produções individuais para uma reescrita do texto e que essa escolha possa ser feita através de sorteio.
11-Em pequenos grupos a professora distribui os cinco textos escolhidos anteriormente (cópias do original) para que os alunos indiquem o que imagina ser um erro, assinala a palavra e organiza uma pauta de correções numa folha a parte.
12-A professora observa o texto mais complexo, registra-o num papel metro e traz para a revisão coletiva (autorizada pelo autor) discutindo todos os elementos indicados no item sete bem como as questões ortográficas.
13-Leitura dos cinco textos escolhidos e revisados, para um dos grupos da escola para que eles escolham um que será dramatizado e apresentado para os demais alunos da escola.
14-Apresentação da história em quadrinhos elegida deixando fluir a imaginação e a criatividade dos alunos.
15- Organizar os cinco textos escolhidos e montar um livro com um título “As aventuras da Mônica”, por exemplo. Depois de pronto doar o livro para a biblioteca da escola.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através das observações da professora mediante o desempenho dos alunos no processo de trabalho, na comparação do texto inicial e final e na dramatização da história em quadrinhos.

Um comentário:

Rita Cácia Fernandes disse...

O trabalho de gêneros realmente abre possibilidades para formação de leitores proficientes.
parabés pelo planejamento colega.