domingo, 22 de novembro de 2009

OFICINA DA PALAVRA ESCRITA II- Gêneros textuais



Em nosso cotidiano nos deparamos constantemente com diferentes gêneros textuais, por isso é importante que o professor esteja em contato freqüente com um grande repertório de textos, e, ao levar para a sala de aula ele faça uma distinção entre gêneros textuais e tipos de textos.
Antes de iniciar o trabalho com algum gênero é importante que o professor elabore uma sequência didática de acordo com os objetivos que pretende alcançar.

Na primeira oficina com a professora Regina Gramacho, percebi a beleza e importância da intertextualidade dos gêneros, e, juntas, Rita Rezende, Jucélia e eu criamos uma receita poética de beijinho, nela usamos muitas palavras doces. Veja a receita na íntegra no blog da colega Rita Rezende.

A professora Lícia Beltrão nos deixou claro a necessidade de analisarmos sempre a elaboração da sequência para que não haja contradições no gênero escolhido, que a responsabilidade na escolha do gênero não fique focalizada apenas nos alunos, essa escolha precisa ser feita pelo professor mediante a cultura em que os alunos e a escola estão inseridos, ou coletivamente diante da necessidade e gosto deles por determinado gênero, assim professor e alunos poderão alcançar resultados positivos nesse processo de trabalho.

Nenhum comentário: