sexta-feira, 14 de agosto de 2009

INCLUSÃO DIGITAL

Antes de participar da aula de inclusão digital com a professora Bonila, compreendia o conceito de inclusão digital como: O incluído seria aquele que tem acesso aos bens e serviços da era digitalizada, enquanto que o excluído é aquele que se encontra fora desse processo.

Depois das duas primeiras aulas em discussão com o grupo, pude perceber que inclusão digital é muito mais do que simplesmente ter o acesso; é favorecer a construção do saber fora de uma ótica tradicional como exemplo, as pesquisas que o professor costuma solicitar aos alunos. Há uma série de possibilidades que o mundo digital oferece aos alunos além da pesquisa.

Tendo acesso a um laptop, e sendo orientado pelo professor depois de ter adquirido informação para este trabalho, o aluno terá oportunidades de mergulhar no mundo tecnológico, compreender e viver o contexto digital e a cultura nova. além das pesquisas, ele poderá criar blogs, interagir em chats, produzir vídeos, fotos e diversos outros ambientes que a era digital lhes oferece.

Um fator importante para dizermos que os alunos estão incluídos digitalmente é também ter a liberdade do conhecimentonão se limitando ao mesmo papel de consumidor. É necessãrio que o aluno tenha oportnidades de explorar as multiplicidades de linguagens e os ambientes on line. se houver a proibição, mesmo com o laptop os educandos cairão na mesmice tradicional.

A capacitação do professor é importante, ele poderá orientar os alunos a trabalharem com diversos tipos de linguagens e com isso modernizar seu processo de ensino.
E para vermos acontecer essa educação de excelência é preciso termos conquistado a vinda do PROINFO para as escolas públicas oportunizando a todos os alunos o contato com a sociedade da informação.

2 comentários:

sil disse...

Desta mesma forma eu também pensava colega.Com as discussões feitas por Bonilla, percebo que estar incluido é muito mais além do que manusear máquina.

Sule disse...

Otima reflexão Macicleide! Agora, não considero que a capicitação do professor seja para manusear a máquina é essencial para a modernização do ensino, e sim, que é fundamental que o professor compreenda os processos, perceba as tecnologias como estruturantes das suas ações!

Tem feito uma reflexão muito, muito legal1 Agora, precisa fazer isso com mais periodicidade: trazer seus estudos do grupo, trazer o que esta percebendo das discussões que a mídia apresenta, que acontece no movimento de Irecê! Ou seja, articular a teoria com sua vivência!

Bjinhos