terça-feira, 8 de junho de 2010

REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA


A atividade de tecnologia neste Ciclo Quatro trouxe muitas informações a respeito da Educação na Cibercultura e da interação nos próprios meios que já convivemos em rede desde o início deste curso de formação: blog, chat, e-mail, fórum, lista de discussão entre outros.
Vivemos em um mundo altamente tecnológico, a cultura contemporânea associada às tecnologias digitais criam uma relação entre a técnica e a vida social, onde o contato entre o homem e o seu ambiente se estabelece entre as trocas de informações.
Hoje não é preciso ser um profissional da informática para circular pelo universo da informação, os diversos sites permitem a qualquer pessoa ter acesso aos benefícios e malefícios da informatização da sociedade.
Com os estudos e discussões em grupos presenciais e on-line pude perceber que a interatividade nos proporciona a troca de conhecimentos entre os participantes, pois como afirma Midley, 2006:
A produção colaborativa on-line do conhecimento torna-se possível atualmente em virtude não apenas do desenvolvimento das tecnologias digitais, mas especialmente pela interatividade característica da utilização destas em situações de ensino-aprendizagem.

A comunicação entre as pessoas é feita através do envio de mensagens e a interatividade acontece quando a ideia se relaciona com a do outro causando a interrupção e a reorientação do fluxo informacional em tempo real. O diálogo entrelaça vários participantes.
Outra questão muito interessante discutida no fórum foi o hipertexto, uma nova possibilidade de escrita não linear que permite a participação de diversos autores. O blog é um exemplo de hipertexto, através das postagens, comentários e links os participantes podem comunicar-se, ensinando e aprendendo através de um universo virtual.

Nenhum comentário: