quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A tecnologia nas escolas


As tecnologias digitais são um fato inevitável da vida moderna. Os professores precisam usá-las de uma forma ou de outra – e o livro é uma tecnologia (ou um meio) tanto quanto a internet. Não podemos simplesmente abandonar a mídia e a tecnologia na educação e retornar a um tempo mais simples e natural. (David Buckingham)


Com o passar dos anos a tecnologia vem ganhando cada vez mais um lugar inevitável na vida dos usuários; pois as circunstâncias vividas vêm fazendo com que o ser humano se envolva cada vez mais no mundo tecnológico.

Hoje, vi chegar na escola em que trabalho, uma parte do material para a sala de tecnologia. Fiquei muito feliz, pois, passamos o Ciclo Três falando sobre inclusão digital e muitas vezes no meio a tantas esperanças de que chegassem computadores na escola para o acesso dos alunos, sempre havia uma dúvida de que eles poderiam um dia dispor de um espaço onde pudessem ter acesso ao computador e aos meios digitais; e que também contribuísse bastante para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem.

No entanto, ainda há a grande preocupação do livre acesso. Certamente o manuseio das máquinas virá acompanhado de muitas imposições ao que pode e ao que não pode; e assim fica mais uma vez a preocupação de que, haverá uma inclusão digital ou os computadores serão utilizados apenas como tecnologias e não como forma de cultura e comunicação?
No entanto, mesmo pensando desta forma neste momento, não vou perder as esperanças de poder voltar a esta página e acrescentar ou corrigir no meu texto, que finalmente nossos alunos estão incluídos digitalmente.

Nenhum comentário: